Gestantes podem tomar vacina contra febre amarela?
- Takeu Up
- 12 de jan. de 2018
- 2 min de leitura

Há contra indicação para a vacina contra febre amarela em grávidas, em qualquer período da gestação, devido aos desconhecidos efeitos colaterais da imunização e, como a vacina contra esta doença é feita com vírus vivo atenuado, mesmo que a força de tais antígenos tenha sido atenuada em laboratório, existem chances de malefícios para o bebê.
Mulheres grávidas primeiramente devem evitar viagens para regiões onde haja casos de febre amarela. Mas se a gestante estiver em local onde haja uma epidemia da doença, a vacinação pode ser indicada se um infectologista juntamente com o obstetra acharem que o risco de contágio é maior que o risco de efeitos colaterais na gravidez.
Também, quem está tentando engravidar também não pode tomar a vacina. Segundo informações do Ministério da Saúde, mulheres nessas situações já podem estar grávidas e, assim, não podem tomar a vacina nesse período. É recomendado aguardar um mês após a vacinação para começar a tentar engravidar.
www.gestacaobebe.com.br

Gestantes precisam de laudo antes de tomar vacina contra febre amarela
Segundo a médica Martina Zanotti, as gestantes podem ser acometidas pelo efeito colateral da imunização
As mulheres grávidas, em qualquer período da gestação, não devem tomar a vacina contra a febre amarela. "Vacinas com vírus vivo não podem ser aplicadas em gestantes, porque podem trazer malefícios para o feto", afirma Martina.
A gestante só irá receber a vacina se o risco dela ter a doença for muito alto e tiver um laudo médico justificando, pondera Martina.
Pessoas que fazem tratamentos médicos e estão com a imunidade baixa não podem receber a vacina, por ser de vírus vivo. Além desses, mulheres que estão amamentando bebês de até seis meses de idade.
A idade mínima para receber a vacina é de nove meses. Mas se houver surto de febre amarela na região, essa idade pode ser antecipada para seis meses.
www.gazetaonline.com.br























Comentários